terça-feira, 16 de agosto de 2011

Em meio à crescente expansão da EaD online é fundamental o aprofundamento nas reflexões sobre esses dois conceitos nem sempre concomitantes: educação e modernidade.
Assim trago para discussão o texto: O quem da educação a distância de Estrella Bohadana e Lílian do Valle.
Resumo:
Em curto espaço de tempo, a educação a distância (EAD) passou de recurso marginal a menina dos olhos das políticas públicas e das ações empresariais. Hoje, não é possível desconsiderar o impacto que a introdução da EAD online vem causando em nossas formas correntes de conceber e de praticar a educação e a comunicação. Seus mais ardorosos defensores proclamam que as tecnologias de informação e de comunicação estão engendrando um novo tipo de sociedade e de humano. No entanto, tem-se a impressão de que o discurso de franca ruptura com o passado resulta não só da crença exacerbada nos meios tecnológicos, como da impossibilidade de responder as objeções que lhe poderiam ser feitas. Nesse sentido, torna-se agora urgente investir no aprofundamento teórico - que permitirá, talvez, entender e qualificar asrupturas que devam ser realizadas e aquelas que devam ser evitadas. É para a construção de instrumentos conceituais que favoreçam tal elucidação que o presente artigo pretende contribuir.

O texto está disponível no Scielo, mas pode ser acessado rapidamente acessando aqui 


Um comentário:

  1. Profª Maura, vejo que o EAD veio para ficar para um EAD verdadeiramente transformadora e significativa não deve ser fácil, como não é fácil educar, construir, progredir. É preciso romper paradigmas, projetar, investir e inovar, sem deixar perder o caminho da Educação. Isso não é nada fácil, pois para isso tem que haver um casamento perfeito entre conhecimento e métodos, entre o saber e a tecnologia.

    ResponderExcluir